Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o quarto estado com a maior área territorial e o segundo em quantidade de habitantes, localizada na Região Sudeste do país. Limita-se ao sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com Mato Grosso do Sul, a noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo e a sudeste com o Rio de Janeiro. Seu território é subdividido em 853 municípios, a maior quantidade dentre os estados brasileiros.

Minas Gerais é o estado brasileiro que possui o terceiro maior produto interno bruto, que totalizava 351,38 bilhões.


Ao longo dos últimos anos, a economia mineira apresentou crescimento praticamente contínuo, interrompido somente durante a grande recessão entre os anos de 2008 e 2009 quando houve o decréscimo significativo do PIB mineiro. 

Contudo, posteriormente, a economia voltou a crescer em ritmo superior à media nacional. Das regiões mineiras, a Região Metropolitana de Belo Horizonte concentra 45% das atividades econômicas do estado, e é também uma das regiões que apresenta maior crescimento. 

A capital mineira, por si só, possui 43% das atividades econômicas da região, seguida pelos municípios de Betim e Contagem. A seguir estão o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o Sul e Sudoeste de Minas, Zona da Mata e Vale do Rio Doce que juntas correspondem a cerca de 40% do PIB mineiro. As regiões menos desenvolvidas são os vales do Jequitinhonha e do Mucuri, que juntas possuem 2,1% de participação no PIB estadual.

A atividade de extração de minerais metálicos é a que possui maior participação no setor secundário mineiro, com aproximadamente um quarto de representação na indústria estadual e responde por mais de quarenta por cento da produção mineral nacional. Dentre os principais minérios extraídos destacam-se o ferro, manganês (explorados sobretudo na região conhecida como Quadrilátero Ferrífero), ouro, níquel, nióbio, zinco, quartzo, enxofre, fosfato e bauxita. 

Três quartos da indústria mineira, por sua vez, correspondem a atividades de transformação dos quais o mais participativo é o setor de metalurgia, sendo que, no âmbito da indústria siderúrgica o estado foi responsável por um terço da produção nacional. Em Minas estão instaladas unidades produtivas de alguns dos maiores grupos ligados ao setor do país, como a Gerdau, Usiminas e ArcelorMittal. 

A Famma Caldeiraria leve e media em Minas Gerais atua desde 1986 no segmento de caldeiraria leve e média, corte e conformação de aço carbono, aço inoxidável e metais nobres.

Estrategicamente localizada na cidade de Itu, em área total de 10.000 m², sendo 3.800 m² de área construída, a Mecânica Famma Caldeiraria leve e media em Minas Gerais é pioneira na região em seu ramo de atividade e privilegiada pela questão logística, situando-se próxima às principais vias de acesso para a capital e interior do estado de São Paulo.

Caldeiraria é uma área da engenharia responsável pela fabricação de obras em três dimensões onde a matéria prima são chapas metálicas com espessura maior do que 2mm. Trabalhos que utilizam chapas metálicas com espessura abaixo de 2mm, são funilaria. 

A Caldeiraria leve e media em Minas Gerais é responsável por fabricação de equipamentos de acordo com projetos, fabricação de mezaninos, guarda-corpo, plataformas, vasos de pressão, tanques, bases metálicas para equipamentos, carcaças de filtros, estações de gás natural, tubulações em alta pressão, dutos e coifas, esteiras para roletes, ventiladores, pórticos metálicos, chaminés, estruturas para pontes rolantes, fornos e estufas. 


O profissional de Caldeiraria leve e media em Minas Gerais trabalha com a manutenção, preparação, corte e soldas em chapas metálicas. Esse especialista tem que ter conhecimento de cálculos, projetos mecânicos, metrologia e metais em geral. 

Hoje a Caldeiraria leve e media em Minas Gerais tem uma enorme importância na indústria. Isso porque possui uma gama muito diversificada de serviços e sua utilidade a coloca junto com grandes áreas tais como a construção civil, o setor rodoviário e o setor de logística. 


A versatilidade da Caldeiraria leve e media em Minas Gerais se dá pela enorme variedade de equipamentos existentes no mercado. Isso proporciona que empresas de vários segmentos sejam atendidas com seus produtos que possuem diversos usos.

A Caldeiraria leve e media em Minas Gerais da Famma, de forma geral, são procedimentos de confecção de produtos a partir de chapas de metal, são aplicadas operações de soldagem, a fim de elaborar e corrigir as peças confeccionadas. Assim, grandes reservatórios e vários recipientes industriais, como os tanques industriais, passam por essa técnica, pois ela tem a intenção de vetar as fendas, entre outras falhas, a fim de evitar os vazamentos dos fluidos.

ASPECTOS DA CALDEIRARIA LEVE E MÉDIA EM MINAS GERAIS
Além dos tanques industriais, a Caldeiraria leve e media em Minas Gerais pode ser administrada em outras peças, constituídas de placas de metal, com a intenção de compô-las ou repará-las. A Caldeiraria leve e media em Minas Gerais está, ainda, na produção de instrumentos e peças particulares para a indústria, com o procedimento de conformação, que dá forma aos elementos. Para isso, os materiais podem ou não estar quentes e são configurados com máquinas sofisticadas.

A Caldeiraria leve e media em Minas Gerais também pode ser empregada na composição de acessórios de firmação, instrumentos variados, prateleiras, tampas, armários, calhas diversas, silos, escadas, grades e muitos outros produtos. A matéria-prima administrada nas operações, comumente, é o ferro, os aços inox e carbono, entre outros. Dessa forma, essa técnica industrial é imprescindível.

DISTINÇÕES ENTRE A CALDEIRARIA LEVE E MÉDIA E PESADA EM MINAS GERAIS
Diferencia-se pouco a Caldeiraria leve e media em Minas Gerais, pois ambas possuem muitas semelhanças. Elas geralmente trabalham com placas metálicas em uma espessura máxima de dez milímetros, elas também costumam se aplicadas em materiais com índices carbônicos baixos ou médios. 

A caldeiraria pesada trabalha com placas metálicas com espessuras acima de dez milímetros e é utilizada em diversas categorias de amálgamas de metal, além dos aços. Ela é realizada na constituição de tanques industriais e peças para a construção civil, como tubulações. 

Missão Famma
Fornecer peças e serviços de Caldeiraria leve e media em Minas Gerais, Corte à Laser, Dobra, Soldas, Pintura e Caldeiraria em geral de Aço Carbono e Inoxidável para diversos segmentos de mercado.

Visão Famma
Ter a preferência dos Clientes que utilizam serviço de Corte à Laser, Dobras, Soldas, Pintura e Caldeiraria, mantendo-se como Referência Positiva deste segmento.

Valores
Honestidade, Ética, Pontualidade, Parceria,  Profissionalismo, Simplicidade, Organização.

PARA SABER MAIS SOBRE CALDEIRARIA LEVE E MEDIA EM MINAS GERAIS
Telefone: 55 (11) 4024-8800 (11) 4024-8801
E-mail:
vendas01@famma.com.br
Av. Eugen Wissmann, 651 Itu - SP