PINTURA ELETROSTÁTICA

A Mecânica Famma é uma empresa especializada no ramo de pintura eletrostática, sediada em Itu. A preocupação da Famma é desenvolver de forma sustentável e controlada, investindo em pesquisas que visam o desenvolvimento técnico e tecnológico em todos o setores de produção.

Com uma política versátil, equipe altamente treinada, estrutura operacional automatizada e matéria prima de alta qualidade, utiliza em todo o processo de produção um rigoroso controle de qualidade e aplicação de alta tecnologia, visando sempre a máxima eficiência, qualidade, acabamento e sem agressão ao meio ambiente.

A pintura eletrostática da Famma é um processo de pintura que tem como finalidade o revestimento do ferro, alumínio, ouro, cobre ou outros metais com uma película de polímero termo-endurecível colorido (pó de poliester). Existem inúmeras cores que podem ser utilizadas, sendo o branco, verde, cinza, azul, laranja e castanho as mais habituais.

Este processo de pintura garante a flexibilidade da peça sem ofender a pintura. Quando uma peça é pintada a tinta recebe uma carga elétrica oposta à peça, fazendo com que a tinta se fixe no material acumulado justificativamente

Ela garante 50% em economia de tinta, 90% menos tempo de aplicação, 200% menos tempo de cura, para o manuseio da peça, e muito mais fixação.


A cura da camada de tinta depositada é obtida pelo processo de polimerização, formando um filme rígido, obtido em estufa convectiva, com temperatura variando entre 120º e 260º C. Um ótimo exemplo de pintura eletrostática a pó são as molas: mesmo flexionadas, a tinta permanece intacta. Outros exemplos mais simples de uso de pintura eletrostática a pó, são produtos da linha branca de dentro de casa, como microondas, geladeiras,maquinas de lavar roupa, pois necessitam de uma proteção com estética e durabilidade.

A peça de trabalho desloca-se por uma correia transportadora em direção a uma cabine de pintura ou tanque de tinta, onde é borrifada ou imersa em tinta [partículas] eletrostaticamente carregadas. Integrado em uma cabine de pintura a pó é uma unidade de recuperação de pó, que recupera entre 95% e 100% dos revestimentos de excesso de pintura. Depois que a peça de trabalho é revestida, ela continua na correia transportadora até um forno, onde a tinta é curada. 

Os benefícios do processo de revestimento eletrostático são a capacidade de recuperar o excesso de pulverização e automatizar o processo, o que reduz os custos. 

A razão para o pouco de pulverização é que as partículas de tinta que não atingem a peça irão girar no ar e voltar para a peça. Há também algumas desvantagens no processo: tudo na área do revestimento deve ser terra para evitar o acúmulo de eletricidade estática e pode facilmente arcar, danificando os dispositivos de suspensão e / ou os locais onde a suspensão os dispositivos ficam no transportador. corte a laser de tubos, corte a laser de chapas, corte a laser de tubo em fibra, corte de tubos industria sucroalcooleira

 

Todos os suportes, transportadores, etc. devem ser limpos frequentemente para garantir um bom aterramento e evitar que alguém na área sofra um choque grave. 

Em um sistema aerotransportado, qualquer recesso na peça que está sendo revestida pode ser perdido porque a tinta eletrostática é mais atraída por cantos e bordas afiadas; Isso significa que outro processo de revestimento pode ser uma opção melhor se a peça tiver recessos. No processo de imersão, o aprisionamento de ar pode ocorrer em furos cegos e recessos profundos, de modo que o posicionamento da peça ao entrar no tanque de tinta é crítico na remoção de qualquer ar aprisionado que restrinja a cobertura da pintura.

Qualificações Mecânica Famma
Norma ASME
Norma AWS
Certificação ISO9001
Quality Book
Ripa
RCD
PPAP


Relatórios Dimensional

Ciente dessa premissa, a Famma não tem poupado esforços na busca de soluções avançadas e de última geração.

Parque Industrial: 
Máquinas fornecidas por empresas líderes mundiais no segmento de Corte e Conformação;
Sala de Treinamento: montada com os recursos necessários para maior capacitação dos colaboradores;
Laboratório de Qualidade: equipado com aparelhos e equipamentos próprios para a finalidade;


GPS: aplicativo próprio para o gerenciamento do processo produtivo (MRP);
Asplan: sistema voltado para a gestão corporativa, com ênfase em módulos administrativos e financeiros;

Top Solid: 
Software de alta performance, próprio para o desenvolvimento de projetos em 3D, com maximização de resultados;
ISO Famma: software para gerenciamento dos indicadores de qualidade.

Engenharia 3D
Mais uma vez antecipando-se ao mercado, a Famma começou a aplicar as ferramentas de Engenharia 3D para somar à qualidade da sua já comprovada experiência em fabricação de máquinas e equipamentos.

PARA SABER MAIS SOBRE PINTURA ELETROSTÁTICA
Telefone: 55 (11) 4024-8800 (11) 4024-8801
E-mail:
vendas01@famma.com.br
Av. Eugen Wissmann, 651 Itu - SP