Mais uma vez antecipando-se ao mercado, a Famma usinagem industrial começou a aplicar as ferramentas de Engenharia 3D para somar à qualidade da sua já comprovada experiência em fabricação de máquinas e equipamentos.

Contando com uma equipe de profissionais altamente qualificada, a empresa passou a desenvolver projetos em CAD 3D em sua Engenharia de Processos, permitindo aos clientes a melhor percepção a respeito dos desenhos técnicos, proporcionando ainda melhor visualização do produto final e a funcionabilidade mecânica.

A Usinagem Industrial compreende o processo de desgaste mecânico que visa dar forma a uma peça, seja ela metálica ou não, esse material chamamos de matéria-prima, cujo nome nas industrias pode ser trocado por matéria bruta

Segundo ainda o dicionário Michaelis usinagem significa o ato ou efeito de usinar. Na prática isto significa submeter um material bruto à ação de uma máquina e/ou ferramenta, para ser trabalhado.

Existem vários processos de usinagem industrial, entre eles serramento, aplainamento, torneamento, fresamento (ou fresagem), furação, brochamento, eletroerosão, entre outros. A usinagem industrial começou em tempos remotos com processos totalmente manuais e hoje em dia evoluiu muito com o uso de máquinas de alta precisão, como é o caso das chamadas CNC (com comando numérico computadorizado), com uma precisão que chega a tão pequena quanto a 1 mícron. 
Hoje em dia, a usinagem está presente em diversas indústrias, como a automotiva, a naval, a aeroespacial, a eletrônica, a de eletrodomésticos.

USINAGEM INDUSTRIAL FAMMA

Os serviços de usinagem industrial evoluíram significativamente nas últimas décadas. As peças que anteriormente eram reproduzidas apenas por meio de moldes e, ainda assim, de forma artesanal, deram lugar a equipamentos ágeis, capazes de desempenhar um excelente serviço de usinagem industrial, desenvolver projetos complexos e alcançar elevado índice de precisão.

Uma das principais vantagens da modernização da tecnologia utilizada na usinagem industrial é, sem dúvidas, a diminuição da margem de falha humana. Além disso, a tecnologia também contribuiu para a aceleração do processo produtivo, uma vez que os mais modernos equipamentos de usinagem industrial operados por comando computadorizado são capazes de produzir diversas linhas de produtos e otimizar projetos já existentes, contribuindo para que sejam disponibilizados ao mercado mais rapidamente.

Os centros de usinagem industrial CNC promoveram muitas melhorias aos serviços de usinagem, como, por exemplo, a possibilidade de realizar trabalhos complexos, viabilizar o corte geométrico com facilidade, diminuir a necessidade de intervenção da mão de obra humana nos processos de fabricação, além da enorme contribuição que é a revolucionária capacidade de produzir peças metálicas ou de plástico de engenharia em 3 dimensões. As máquinas CNC são capazes de realizar trabalhos de usinagem industrial de peças de engrenagem, eixos, tubos e muitas outras com projetos mais complexos.

Os equipamentos CNC trouxeram inúmeros benefícios para os processos de produção industrial e, sobretudo, inovaram a forma de se fazer usinagem industrial. Entre estes benefícios está a extinção do desperdício de matéria-prima, maior velocidade na realização de trabalhos de corte e dobra, mudança automática de ferramentas, contribuindo para resultados mais precisos e, principalmente, viabilizando o desenvolvimento de sistemas de comando computadorizado para completa automatização da produção de peças e ferramentas de precisão.

PARA SABER MAIS SOBRE USINAGEM INDUSTRIAL
Telefone: 55 (11) 4024-8800 (11) 4024-8801
E-mail:
vendas01@famma.com.br
Av. Eugen Wissmann, 651 Itu - SP